Depois te tanto tempo sem atualizações (quase 1 mês :s) #tristezapura, estamos de volta e cheias de ideias. Estamos em semana de prova e claro, estudando muito, então tivemos que dar uma pausa no blog e se dedicar só a escola, que toma muito nosso tempo!

E claro, aprendemos mais algumas dicas de como estudar em casa, e como fazer esse estudo valer a pena. Com essas dicas fizemos uma segunda edição do post "Como estudar sozinho?".

Essas dicas são só o começo; escute seu cérebro e descubra o que funciona com você e o que não funciona. É sempre bom tentar coisas novas, não é? Então, vamos lá:

1) Tenha calma. Quanto mais você entender, menos terá que memorizar.
Não leia apenas. Pare e pense. Quando o livro lhe fizer uma pergunta, não passe apenas para a resposta. Imagine que alguém está realmente lhe fazendo uma pergunta. Quando você forçar seu cérebro a pensar, mais chances terá de aprender e lembrar.

2) Faça os exercícios. Escreva suas próprias anotações.
Use um lápis. Há muitas evidências de que atividade física durante o estudo pode aumentar o aprendizado.

3) Não leia tudo no mesmo local.
Levante-se, estique o corpo, dê uma voltinha no quarto, mude de cadeira, vá até outra sala. Isso ajudará seu cérebro a sentir algo e não deixará que o aprendizado fique muito ligado a um local específico.

4) Deixe essa ser a última coisa a ser feita antes de você ir para a cama. Ou pelo menos a última coisa desafiadora.
Parte do aprendizado ocorrerá depois que você fechar o livro. Seu cérebro precisa de um tempo próprio para continuar processando. Se você captar algo novo durante esse tempo de processamento, parte do que acabou de aprender será perdida.

5) Beba água. Muita água.
Seu cérebro funcionará com um bom banho. A desidratação (que pode ocorrer antes mesmo de você sentir sede) diminui a função cognitiva.

6) Fale sobre o assunto em voz alta.
Falar ativa uma parte diferente do cérebro. Se você estiver tentando entender algo, ou aumentar sua chances de se lembrar de algo posteriormente, fale em voz alta. Melhor ainda, tente explicar para outra pessoa. Você aprenderá mais rapidamente e pode descobrir particularidades que não tinha percebido ao ler o assunto. 

7) Escute seu cérebro.
Preste atenção se seu cérebro está ficando sobrecarregado. Se perceber que começou a ler superficialmente ou a esquecer o que acabou de ler, é hora de fazer um intervalo. Uma vez que tiver passado de um certo ponto, você não aprenderá com maior rapidez tentando assimilar mais e pode até prejudicar o processo. 

8) Sinta algo!
Seu cérebro precisa saber que isso é importante. Envolva-se com as histórias, crie suas próprias legendas para as fotos, reclamar de uma piada ruim é melhor do que do que sentir absolutamente NADA.

Gostaram dessas novas dicas? Elas estão ajudando muito a gente!
E você também tem algumas táticas para conseguir estudar? Conta pra gente (:

5 Comentários

  1. Gostei muuuito das dicas, sempre uso elas quando estudo sozinha!

    Beijos, Isa
    http://entreasluas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas! Também preciso melhorar minhas notas, principalmente em matemática!!

    Se puder retribuir - www.aiiquelindo.com

    ResponderExcluir
  3. boa dica para mim.adorei.......Seguindo aqui se gostar segue eu rs rs .....hoje no blog tem : LAYOUTE FREE EXCLUSIVO..bjos : )

    http://postagensparavc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!! Você foi indicada ao The Versatile Blogger Award. Para saber mais acesse: http://www.versificar.com/2013/08/the-versatile-blogger-award.html
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas meninas, vou adotar todas na hora de estudar para as provas da faculdade <3
    Bisous
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...